Você está em:

Portal das Escolas QI

Este é o site principal da QI, onde você encontrará informações sobre todos os cursos e a estrutura das escolas e faculdades QI....

Endereço: Av. Alberto Bins 320 - Centro
Porto Alegre
Fone: (51) 3014.0000
Cursos: Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos, Curso Superior de Tecnologia em Logística, EAD - Curso Técnico em Logística, EAD - Curso Técnico em Marketing, Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas e Negócios, EAD - Curso Técnico em Recursos Humanos, EAD - Curso Técnico em Contabilidade, EAD - Curso Técnico em Administração, Curso Superior em Gestão Comercial, Curso Superior de Processos Gerenciais, Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Inglês QI Fly, Curso Profissional QI, Curso Técnico em Administração, Curso Técnico em Informática, Inglês QI Fly Teens, Curso Técnico em Segurança do Trabalho, Formação Excel.

Acessar outra unidade/escola

Buscar informações sobre um curso:

Quero ser aluno!

Você quer estudar na QI? Então preencha seus dados abaixo e aguarde nosso contato!

Ligue para a QI: 0800 601 0000

Curso Superior de Tecnologia em Logística

Apresentação

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Logística objetiva formar profissionais competentes e com um valor escasso no mercado - a gestão logística, utilizando a gestão para tornar conhecimentos e ideias aplicáveis às necessidades sociais da comunidade, resultando em ações exitosas junto aos diversos públicos locais. Este profissional estará apto para atuar em várias frentes, tendo sempre a visão específica nas áreas de abrangência da Logística, tais como suprimentos, produção e distribuição, que minimize os custos operacionais, temporais e financeiros dos produtos da cadeia produtiva e de suprimentos, buscando sempre melhores resultados das operações da empresa como um todo, de que uma lógica e agilidade é a combinação de um conhecimento ou uma ideia com uma necessidade social não atendida, cuja oferta resultante deverá ser bem aceita pelo mercado.

O Curso possibilita, através de um processo participativo e inovador, a atuação da Instituição, dos seus acadêmicos e dos seus docentes, na análise e execução de políticas voltadas ao incentivo e desenvolvimento do logístico nos três setores da economia no Estado do Rio Grande do Sul (indústria, comércio e prestação de serviços) e no País, face ao alto índice de competitividade, tanto no mercado interno como externo.


Portarias de Reconhecimento

Portaria Normativa / MEC n° 267, DOU 30/03/2015


Diferenciais

O Tecnólogo em Gestão Logística possui as seguintes competências profissionais:

 

  • Técnicas e práticas, inerente e adequada compreensão interdisciplinar na área de logística empresarial e de serviços logísticos;

  • Criar uma conscientização da importância do trabalho de gestor com foco na área de logística, junto às comunidades onde venha a atuar

  • Empreender e gerir organizações apresentando habilidades para avaliar e otimizar as operações logísticas industriais, agropecuárias, comerciais e de serviços, em pequenas e médias empresas, buscando sempre a responsabilidade com o meio ambiente e práticas sustentáveis.

  • Ser um profissional contextualizado nos processos inerentes à gestão logística das organizações e na cadeia de suprimentos, de forma a atuar como profissionais que valorizam as principais funções organizacionais de maneira sistêmica.


Quadro docente

  • Esp. Jair Fernando de Souza

  • Me. Lisandro Bitencourt Machado

  • Me. Silvia Sossegolo

  • Esp. Gilmar Pedrozo

  • Dr. Vitor Schuch

  • Me. Bernardo Ferreira Fischer

  • Esp. Mara Maru

  • Me. Eduardo Jablonski

  • Me. Claudio roberto Schmitz

  • Esp. João Moreira

  • Esp. Eder Hensel

  • Me. Giovani Krug

  • Me. Roger Scherer Klafke

  • Esp. Alexandre da Silva Ingrassia

  • Me. Lucas Oliveira Kessler

  • Me. Cristiane Kessler

  • Me. Luis Chamorro

  • Esp. Marcelo Garcia

  • Dra. Luise

  • Dra. Gilse

  • Me. Fabiana Consul


Estrutura

As Faculdades QI contam com laboratórios de informática, salas de aula amplas e arejadas, biblioteca atualizada, cantina, estacionamento (na Faculdade de Gravataí/RS), e auditório (na Faculdade de Porto Alegre/RS). Toda essa estrutura facilita o aprendizado do acadêmico, contribuindo para uma educação de excelência.


Área de Atuação

O profissional poderá atuar junto a empresas privadas e públicas apto a desenvolver, de forma inovadora, atividades relacionadas aos diferentes campos de atuação no segmento da logística industrial, dos serviços logísticos e na cadeia de suprimentos dos produtos, na área de planejamento e desenvolvimento e, também, abrir a sua própria empresa. O curso pretende incentivar o aluno ser capaz de realizar com destreza as atividades privativas do tecnólogo em logística e ainda de atuar em áreas afins, comuns a outras profissões, integrando com desenvoltura equipes multiprofissionais, a empreender, fornecendo conhecimentos de planejamento estratégico, gestão de relacionamento com clientes e tecnologia de informação utilizando ferramentas de última geração.

 

 


Duração do curso

2 anos e meio


Grade Curricular

1° Semestre

Modelos de Gestão

Matemática Aplicada a Finanças

Legislação Trabalhista e Tributária

Economia e Mercado

Fundamentos do Empreendedorismo

2° Semestre

Marketing Aplicado

Pesquisa Operacional

Comunicação Empresarial

Organizações e Métodos

Contabilidade e Análise de Custos

3° Semestre

Sistemas de Informações Gerenciais

Administração da Produção

Gestão de Pessoas

Direito Empresarial, Comercial e Administrativo

Marketing de Relacionamento

4° Semestre

Sistemas Logísticos

Planejamento e Estratégias organizacionais

Gestão de Projetos

Vendas e Negociação

Gestão Ambiental e Sustentabilidade

5° Semestre

Intermodais, Terminais e Armazéns

Programa de Qualidade e Produtividade

Gestão de Custos Logísticos

Logística Internacional

Plano Tecnológico em Logística Empresarial


Interdisciplinaridade como é feita

A interdisciplinaridade é estimulada através de realização de projetos pedagógicos semestrais. Esses trabalhos envolvem todas as unidades curriculares, em todos os semestres, diagonais e transversais, para que o currículo possa superar o mercado tão flexível e plural da atualidade.

Esses projetos são realizados para inserir os projetos acadêmicos na comunidade além de envolverem as unidades curriculares. São aplicados em empresas, indústrias, instituições públicas e organizações não governamentais.


Projetos desenvolvidos em cada semestre

  • 1º semestre –  Criação de um Manual de Plano de Negócio

  • 2º semestre – Iniciação a Pesquisa

  • 3º semestre –  Empreendedorismos Social

  • 4° e 5° semestre – Plano de Recursos Humanos


Eventos

PALESTRAS com personalidades empresariais de sucesso sobre temas atuais;

VISITAS TÉCNICAS dos alunos em grandes empresas para vivenciar rotinas de trabalho;

AULAS DINÂMICAS ministradas por professores preparados que chamam a atenção dos alunos pelo diferencial da teoria e da prática;

EXECUÇÃO DE PLANOS DE RECURSOS HUMANSO ao final de cada módulo para compor um portfólio dos alunos da área de gestão de Recursos Humanos;

CARÁTER SISTÊMICO que permite ao estudante uma visão continua da sua formação.

EDUCAÇÃO CONTINUADA onde pode adquirir diversos conhecimentos, com grande diversidade de opções, concluindo novos cursos com a mesma base de educação, pode também continuar sua carreira acadêmica com Pós-graduação, conferências, cursos de extensões, cursos online e a distância, workshops entre outros.


Mais informações

Links Periódicos:

1. Revista de Administração da USP

2. Revista de Administração de Empresas - RAE

3. Revista de Administração Pública - RAP

4. Revista de Gestão - REGE

5. Revista Eletrônica de Administração - REAd

6. Revista de Administração Contemporânea - RAC


Curso disponível em: Porto Alegre - RS

Alvorada

Canoas

Gravatai

Guaíba

Novo Hamburgo

São Leopoldo

Viamão



Deseja mais informações sobre este curso?

Grade Curricular

Depoimentos dos alunos



  • Deixe um depoimento sobre o curso